Soluções para Design Thinking
novembro 9, 2016
Este post faz parte de uma série intitulada dialogos com gênios, trata-se de uma tentativa de aprender com a genialidade das mentes mais revolucionárias de todos os tempos.
Fazem parte destes diálogos., Thomas Jefferson, Einstein, Gandhi, Copérnico, Shakespeare, Elizabeth I , Colombo, Platão, Brunelleschi, Darwin e claro Leonardo da Vinci.
Vou começar com Jefferson porque acredito que seus ideais são extremamente necessários de serem retomados hoje em dia, e gostaria de inicio citar um trecho do livro – Como descobrir sua genialidade de Michel J. Gelb
 
 
No que talvez seja o mais magnífico ato de genialidade revolucionária já formulado pela mente humana, Thomas Jefferson colocou em palavras a essência de uma filosofia política que logo iria cultuar a liberdade do corpo, da mente e do espírito como o mundo jamais vira. Ao declarar e proteger os direitos individuais, o novo sistema americano não só representou o supremo passo à frente para o ideal da Renascença- do eu -, como libertou o potencial para a criatividade humana em escala sem precedentes”.
Jefferson foi o principal responsável pela criação da declaração de independência americana e foi visionário também em sua preocupação com os perigos que iríamos enfrentar, ele temia que uma “aristocracia endinheirada”  prendesse a jovem nação em novas correntes.

Ele dizia: “Acredito sinceramente … que os estabelecimentos bancários são mais perigosos que exércitos em posição de combate”. E manifestou desdém especial pela especulação financeira, que rotulou de “uma espécie de aposta que destrói a moralidade”.

 
Poucas pessoas percebem porque são iludidas pelo consumismo desenfreado, e o consumo dá esta falsa ideia de que as coisas melhoraram, mas não podemos esquecer que a maior parte deste consumo está baseado em empréstimos a taxas de juros exorbitantes, taxas estas que já estão nos acorrentando como ele temia.
Felizmente com a atual crise financeira que o mundo está vivendo cada vez mais pessoas estão percebendo que o capitalismo financeiro está destruindo a nossa sociedade, vide os movimentos que surgiram após a primavera árabe em Wall Street e que vem se espalhando pelo mundo.
 
Nascido em 1743 quando tinha 14 anos seu pai morreu e Jefferson herdou uma considerável fortuna, o que lhe permitiu se estabelecer nos negócios e na política. Em 1760 ele entrou para o College of William and Mary, onde lia Platão em grego, Cícero em latim, Cervantes em espanhol e Montesquieu em francês. Ele mergulhou em Shakespeare, Milton e Dante, tocava violino e estudou filosofia, ciência, matemática e, finalmente direito. 
 
Um polímata, Jefferson se destacou, entre outras coisas, como horticultor, líder político, arquiteto, arqueólogo, paleontólogo, músico, inventor e fundador da Universidade da Virgínia, a primeira instituição de nível superior estabelecida fora da estrutura da igreja.
Foi também o fundador da sociedade filosófica americana para a promoção de conhecimentos úteis e no seu estatuto, lia-se:
 
“O conhecimento é de pouca utilidade quando confinado à mera especulação, mas quando verdades especulativas são reduzidas  à prática, quando teorias, fundamentadas em experiências, são aplicadas aos fins comuns da vida; e quando, por meio delas… a arte de viver se torna mais fácil e confortável e, naturalmente, o desenvolvimento e a felicidade da humanidade são promovidos, o conhecimento então, torna-se realmente útil.”
 
 
 
Outras Citações de Thomas Jefferson:
 
 
“Aquele que recebe de mim uma idéia tem aumentada a sua instrução sem que eu tenha diminuído a minha. Como aquele que acende sua vela na minha recebe luz sem apagar a minha vela. Que as ideias passem livremente de uns aos outros no planeta, para a instrução moral e mútua dos homens e a melhoria de sua condição, parece ter sido algo peculiar e benevolentemente desenhado pela natureza ao criá-las, como o fogo, expansível no espaço, sem diminuir sua densidade em nenhum ponto.”
 
 
“A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração.”
 
 
“Determine-se a nunca ficar à toa. É maravilhoso o quanto pode ser feito se estamos sempre fazendo.”
 
“Nada consegue impedir o homem que tem a atitude mental correta de atingir as suas metas; nada na terra consegue ajudar o homem com a atitude mental errada.”
 
“Muitas das falhas da vida acontecem quando as pessoas não percebem o quão perto estão quando desistem.”
 
“Mostra-me um homem cem por cento satisfeito e eu mostrar-te-ei um fracassado.”
 
“Se você não se valorizar, chegará uma hora em que todos acreditarão em você. O contrário também é válido.”
 
“A geração que começa uma revolução dificilmente a completa.”
 
“Quando alguém assume um cargo público deve considerar a si mesmo como propriedade pública.”
 
“Agradam-me mais os sonhos do futuro do que a história do passado.”
 
“Um sistema de instrução geral que atinja todos os nossos cidadãos, dos mais ricos aos mais pobres, como foi a primeira, também será a mais premente de todas as preocupações públicas pleas quais me permitirei interessar.” Thomas Jefferson em carta a Joseph C. Cabell, 1818
 
 
 
Sobre liberdade:
 

“Se uma nação espera ser ignorante e livre, espera-se que nunca foi e nunca será.”
 
“Nossa liberdade depende da liberdade de imprensa, e ela não pode ser limitada sem ser perdida.”

“A árvore da liberdade deve ser revigorada de vez em quando com o sangue de patriotas e tiranos: é seu fertilizante natural.”
 
“Não se pode esperar que os homens sejam transladados do despotismo à liberdade num leito de plumas”.
 
“Afinal de contas, meu sonho pode ser utópico; mas sendo inocente, achei que devia deixar-me levar por ele até ir para a terra dos sonhos e dormir lá com os sonhadores de todas as épocas passadas e futuras.” 
 
 
 
Citações sobre tirania:
“A concentração de poder nas mesmas mãos é precisamente a definição de governo despótico. Não será nenhum alívio que estes poderes sejam exercidos por uma pluralidade de mãos e não por uma única.”

“Jurei no altar de Deus hostilidade eterna contra toda forma de tirania sobre a mente dos homens.” Thomas Jefferson
 
“Nunca pude conceber como um ser racional poderia perseguir a felicidade exercendo o poder sobre outros.” Thomas Jefferson 
 

“Revoltarmo-nos contra a tirania é obedecer a Deus.” Thomas Jefferson 

 
“O espírito egoísta do comércio não conhece países e não sente paixão ou princípio exceto o do lucro.” Thomas Jefferson 
 
“Deus Todo-Poderoso criou a mente livre.” Thomas Jefferson
 
“Quando as pessoas temem o governo, isso é tirania. Quando o governo teme as pessoas, isso é liberdade.”
 
 
 
Sobre felicidade e amizade :
 
“Considero a amizade como o vinho… Amadurecido pela idade a bebida verdadeiramente reconfortante”. Thomas Jefferson 
 
“A busca da felicidade começa com liberdade e oportunidades iguais para todos”. Thomas Jefferson
 
Sobre religião: 
 
“Pois é em nossas vidas e não em nossas palavras que nossa religião deve ser concebida ” Thomas Jefferson http://bit.ly/DialogocomTJ
 
Para Thomas Jefferson, a liberdade era um dom de Deus e os feitos-e não os dogmas- é que mediam a bondade divina. http://bit.ly/DialogocomTJ
 
 
Sobre livros:
 
“Não posso viver sem livros.” Thomas Jefferson 
 
” Os livros constituem capital” Thomas Jefferson 
 
“Um livro de biblioteca dura tanto quanto uma casa, centenas de anos. Não é um artigo de simples consumo, mas de capital e, em geral, no caso de profissionais começando na vida, é seu único capital” Thomas Jefferson 
Quando os ingleses queimaram a biblioteca nacional em Washington, na guerra de 1812, Thomas Jefferson vendeu sua biblioteca para o governo, formando o núcleo do que hoje talvez seja a maior biblioteca do mundo, a biblioteca do congresso americano.
 
 
 

Quando o presidente John F. Kennedy recebeu 49 vencedores do Prêmio Nobel à Casa Branca, em 1962, declarou: “acredito que esta é a mais extraordinária reunião de talento e conhecimento humano que já foi reunida na Casa Branca – com a possível exceção de quando Thomas Jefferson jantava aqui sozinho.”

 
 
 
 
Questões – Quais são as restrições a liberdade que estamos sujeitos hoje ? Quais são as correntes em nossos dias ?
Thomas Jefferson via a dominação da sociedade por organizações religiosas como uma outra forma de tirania sobre a humanidade, por isso criou o estatuto que serviu como modelo para Declaração de Liberdade Religiosa encontrada na primeira emenda da Constituição americana. Pensando sobre o prisma de Thomas Jefferson quais são as outras formas de tirania praticadas sobre a humanidade em nossos tempos ?

Os comentários estão encerrados.